Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

andar por fora

"Há pequenos instantes na vida que preenchem o momento. É preciso recomeçar a viagem. Sempre!"

☆As melhores memórias tem sempre uma viagem!☆
15 de Setembro, 2022

Uma pacata vila envolvida por socalcos de vinhas

sonia goncalves

☆ Santa Marta de Penaguião ☆

209

Esta bonita e pacata vila está inserida no Douro Vinhateiro, que é Património Mundial da UNESCO. Envolvida por uma paisagem única com os socalcos de vinhas, típicos da região, encosta abaixo, encosta acima.

 

 

☆ Praça do Município ☆ 

211

Nesta praça destaca-se a estátua de um homem a cavar, que homenageia todas as pessoas que diariamente trabalham para manter viva esta região demarcada.

 


☆ Pelourinho de Santa Marta de Penaguião 

0

O Pelourinho, de muita simplicidade, assenta numa plataforma circular de três degraus e está isolado, no centro de uma singela praça ajardinada.

 


☆ Capela de Santa Marta de Penaguião 

1

Uma singela capela branca, inserida num adro, parcialmente murado com gradeamentos forjado, dedicada a Santa Marta, Padroeira do Douro.

 


☆ A Lenda de Santa Marta de Penaguião 

00


Reza a lenda que...

Num belo dia, o Conde de Guillon, de origem francesa, mandou incendiar a capela em honra de Santa Marta, padroeira da Região Demarcada do Douro.
Depois de ter cometido tão grande sacrilégio, apareceu-lhe a Santa que o castigou, mandando-o plantar e trabalhar a vinha. Cheio de remorsos e envergonhado, tapou a face com a mão direita. Aos seus pés apareceu um corvo que simboliza o Mal.
Virando-se para a cultura da terra e plantação da vinha, foi cumprindo ao longo do longo ano a sua pena. Na vindima, mais contente, como mostra já o seu rosto iluminado, oferece à Santa as uvas que foram fruto do seu trabalho. A sua alma está agora em paz.
O Mal, representado pelo desgraçado corvo, desaparece para dar lugar às pombas brancas e ao cordeiro que representam a paz e a pureza.
E foi assim que o Conde de Guillon foi o primeiro a granjear a vinha na Região Demarcada do Douro.
Esta lenda deu origem a um lugar chamado de Santa Marta de Penaguião, que não será mais do que a junção das palavras Santa Marta, a Santa; pena, o castigo; e Guião, o mesmo que Guillon em francês.

(lenda segundo Caves Santa Marta que tem um vinho denominado de Conde de Guião.)

 

 

☆ Caves Santa Marta 

214

 Nesta terra tão afamada pelos seus apreciados Vinhos é imprescindível a visita às Caves Santa Marta.

 

216

⇝ andar por fora em Santa Marta de Penaguião! ⇜

 

2 comentários

Comentar post