se o jardim te dá maracujás faz um doce
Maracujá: fruto exótico de sabor intenso e tropical!
Nas últimas semanas de verão é altura de saborear e usufruir dos benefícios do maracujá, um fruto da planta medicinal cientificamente conhecida como Passiflora. Muito rico em vitaminas, minerais e substâncias fitoquímicas é usado no tratamento de diversas doenças, como, por exemplo, ansiedade, depressão e hiperatividade. É mesmo um óptimo calmante natural. As folhas, as flores e a polpa do maracujá são usados na produção de variados remédios caseiros.
O maracujá roxo é o que melhor de adapta no sul e litoral norte de Portugal. Esta planta trepadeira também é popularmente conhecida como flor da paixão.
Deve-se consumir quando se apresenta enrugado, que é sinal de que está maduro e mais doce. O maracujá come-se normalmente ao natural mas pode ser transformado em diversas sobremesas. As sementes podem ser também adicionadas a saladas de fruta.
O bolo de maracujá que fiz com a farta colheita da trepadeira do meu jardim ficou muito fofo e saboroso. Para quem quiser experimentar, deixo aqui a minha receita.
Bolo de maracujá
Ingredientes
Massa
3 ovos
1 pitada de sal
1 chávena de chá de açúcar
3/4 chávena de chá de óleo
2 chávena de chá de farinha de trigo
1/2 chávena de chá de amido de milho
1 colher se sopa de fermento em pó
polpa e suco de 6 maracujás
Calda
popa e suco de 3 maracujás
1/2 chávena de açúcar
1 chávena de chá de água
Preparação
Massa
Bata o açúcar, o óleo, os ovos e o sal até formar um creme.
Junte a polpa e o suco dos maracujás e misture.
Adicione a farinha de trigo, o amido de milho e o fermento. Mexa bem até ficar uma mistura homogénea.
Unte uma forma média com furo no meio, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 minutos ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia seco. Retire do forno e desenforme após 15 minutos. Entretanto faça a calda.
Calda
Cozinhe o açúcar, o suco e polpa dos maracujás e a água em lume brando durante 15 minutos mexendo sempre. Despeje a calda por cima do bolo com uma colher de sopa. Está pronto.
Fica a dica. Bom Apetite!
♥ fotos | Ronfe - Guimarães | setembro'16 ♥