Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

andar por fora

"Há pequenos instantes na vida que preenchem o momento. É preciso recomeçar a viagem. Sempre!"

☆As melhores memórias tem sempre uma viagem!☆
11 de Outubro, 2022

Nas margens do rio Dão

sonia goncalves

☆ Santa Comba Dão 

Uma pitoresca cidade plantada nas margens do rio Dão, famosa por ser a terra natal de António de Oliveira Salazar.
O seu nome segundo reza a história deve-se a uma Abadessa Beneditina chamada Columba que aqui foi martirizada durante a guerra entre Mouros e Cristãos. Mais tarde Columba foi Santificada, e em sua homenagem denominou-se o povoado de Santa Columba, que com o passar do tempo, passou a Santa Comba ao qual se juntou Dão que provêm do Rio que corre no seu território.
Localizada em pleno coração da Beira Alta, aqui a história e a natureza alinham com a tradição e a modernidade, numa envolvência tranquila e harmoniosa repleta de romantismo.
No centro histórico um povoado de traçado medieval de ruelas estreitas e sinuosas que terminam em encantadoras praças, escondem autênticos tesouros arquitectónicos, como solares, igrejas, pequenas capelas e pontes.

 


☆ Passadiços da Ribeira de Santa Comba Dão ☆

Passadiços localizados junto à Ribeira das Hortas que lentamente, caindo socalco a socalco, corre para o rio Dão.
O seu pequeno percurso em madeira proporciona um agradável passeio, repleto de romantismo, com a encantadora ponte de madeira sobre a ribeira, como o elemento mais emblemático deste cenário digno de postal.

 

 

☆ Casas com Estoria ☆

Nestas casas típicas do Dão ainda se sente a autenticidade e a tradição de outros tempos. Das janelas destas casas temos vista para um centro histórico muito pitoresco. No interior o conforto e o aconchego dão charme e sofisticação a este espaço repleto de detalhes com estória.

 


☆ Casa dos Arcos ☆

27

Elegante solar brasonado onde outrora passaram reis, rainhas e infantes. Nos dias de hoje alberga a Biblioteca Municipal.

 

 

☆ Miradouro do Rio Dão ☆

a1

«Encontra-se perante uma bela panorâmica sobre o Rio Dão. É o espelho de água da albufeira da barragem da Aguieira, inaugurada em 1981, que lhe preenche o olhar.
Quando o nível da água está mais baixo, consegue ver a antiga ponte em cantaria sobre o rio. Trata-se de uma construção de inícios do séc. XVII, parcialmente destruída em 1810, aquando da 3ª invasão francesa. A memória - monumento em granito situado na entrada sul da ponte - foi erigida aquando da sua reconstrução. Dá conta das razões que levaram à destruição parcial da antiga ponte, da data e das despesas de reconstrução. Mais tarde em 1935, a ponte foi ampliada.
Mais acima está a estação de caminho de ferro de Santa Comba Dão, integrada na Linha da Beira Alta (inaugurada no remoto ano de 1882). Da história da estação consta também a abertura à exploração, em 1890, do ramal de Santa Comba Dão - Viseu (Linha do Dão), que encerrou 99 anos depois, em 1989. Já em 2011, o troço da antiga Linha do Dão - entre Santa Comba Dão e Viseu - foi convertido em Ecopista do Dão.
Cá de cima podem, ainda, apreciar-se alguns dos belos recantos, de que é pródiga a União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro.
À esquerda pode ver a antiga Escola Profissional, criada em 1991, estabelecida num edifício onde já havia funcionado a Escola Secundária e o Colégio Academus.
Fica também o convite para contemplar o bonito painel de azulejos da autoria da artista santacombadense Rimáry.
Santa Comba Dão... apaixone-se! É já aqui ao lado.»
(texto retirado da placa informativa do miradouro)

 

 

⇝ andar por fora em Santa Comba Dão! ⇜