Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

andar por fora

"Há pequenos instantes na vida que preenchem o momento. É preciso recomeçar a viagem. Sempre!"

☆As melhores memórias tem sempre uma viagem!☆
17 de Abril, 2023

Moinho do Maralhas

sonia goncalves

1265

 

Os Moinhos são um testemunho vivo dos processos de moagem, no passado. Em Portugal, a primeira referência histórica à sua existência data do século XIV.
Com o aparecimento de novas tecnologias foram sendo esquecidos, deixados ao abandono e à indiferença. Muitos dos moinhos ainda existentes têm vindo a ser recuperados para habitações particulares ou como ponto de interesse turístico, no entanto, é ainda possível encontrar alguns em funcionamento como outrora, podendo-se observar o processo de moagem tradicional de cereais. A grande maioria encontra-se ao abandono, ou já destruídos, e já não desempenham as funções para as quais foram edificados. Uma das exceções é o Moinho do Maralhas. Situa-se numa elevação a sul do centro da povoação e de lá é possível abarcar uma bela panorâmica de toda a vila, além de admirar este exemplar em bom estado de conservação fruto de recente recuperação.
Os moinhos são hoje considerados património por serem um testemunho dos processos de moagem de outrora e pela sua arquitetura característica.

texto retirado do Site Autárquico de Aljustrel

 

 

⇝ andar por fora em Aljustrel! ⇜