memórias de pedra
Belmonte é uma vila cheia de história e tradições.
Antigo castelo de fronteira, a vila foi berço do navegador Pedro Álvares Cabral. Aqui sobreviveram, até aos nossos dia, as tradições de uma comunidade de criptojudeus. A vila de Belmonte é hoje conhecida internacionalmente pela identificação, no inicio do século XX de uma comunidade judaica, que, clandestinamente, desde os tempos da Inquisição, continuou a passar, oralmente, de geração em geração, através do elemento feminino, as antigas tradições judaicas.
O Castelo foi construído no reinado de D. Sancho I, num local onde teria existido um povoado entre os séculos VIII/IX, recebeu nessa altura o seu primeiro floral, que o colocava sob a dependência da Sé de Coimbra. Recentemente o castelo foi intervencionado, tendo sido construído no seu interior um anfiteatro destinado a fins culturais, que retirou grande parte da magia a este espaço.
Belmonte é uma terra a visitar. Artesanato, feiras, bonitas paisagens e uma mesa farta são algumas opções para esta terra que também é servida por uma moderna pousada.
Textos do livro "Centro e Serra da Estrela", Guias de Lazer Lifecooler
♥ FOTOS | Belmonte | março'14 ♥