A cidade entre as Escarpas do Corgo
☆ Vila Real ☆
A capital do distrito de Trás-os-Montes e Alto-Douro, Vila Real, espreita-nos entre as serras do Alvão e Marão e é banhada pelos rios Corgo e Cabril, sendo também denominada de princesa do Corgo .
Esta que é uma das portas de entrada no Douro, foi outrora conhecida como a Corte de Trás-os-Montes, devido à elevada quantidade de habitações brasonadas que aqui existiam.
☆ Vila Velha ☆
Situada num planalto rochoso, com o rio Corgo correndo em baixo, a Vila Velha foi a onde a primeira povoação medieval se fixou nestas terras.
Aqui podemos ver a Capela de São Brás, uma pequena ermida em estilo gótico...


... a Igreja de São Dinis, um bonito monumento que serviu de igreja paroquial do bairro antigo...
... o monumental Cemitério São Diniz...
... o Miradouro da Vila Velha, localizado por de trás do Cemitério, de onde podemos desfrutar de uma vista esplêndida sobre as montanhas e as escarpas rasgadas pelo canhão do rio Corgo. Daqui é possível percorrer os trilhos pedonais e os passadiços que acompanham o Corgo.
☆ Museu da Vila Velha ☆


Alberga um importante espólio arqueológico, e, aquando da minha visita, estava a decorrer uma exposição denominada de "Borboleta Azul" de Carlos Augusto Motta.
☆ Vila Antiga ☆




Ao percorrer as praças e ruas do centro histórico de Vila Real encontramos marcos históricos da arquitectura de diferentes épocas.


Os mais emblemáticos monumentos da cidade estão localizados à volta da artéria principal da Vila Antiga: a Avenida Carvalho Araújo, uma ampla avenida, agradável para passear e descansar.


Dos mais imponentes monumentos temos o Palácio dos Marqueses de Vila Real, que possuí várias denominações como a Casa do Arco ou Casa da Torre. Nas janelas destaca-se uma arquitectura de arcos imponentes. No cimo da fachada existem ameias, que daí a designação de Casa das Torres...
... a casa Diogo Cão, onde nasceu o este famoso navegador português, contempla uma fachada singular, sendo assim um testemunho vivo das casas típicas do século XV resistindo ao passar do tempo...


... a Sé de Vila Real, um templo gótico histórico do século XV, sendo originalmente um mosteiro dominicano dedicado a São Domingos...
... o Pelourinho, finalizado com uma base no topo em forma de gaiola de quatro faces, com janelas em arco e na cúpula uma cruz de ferro...
... a elegante Igreja de São Paulo, também designada de Capela Nova. No interior encontramos um majestoso altar renascentista e cenas da vida de São Paulo e São Pedro representadas em painéis de azulejos...
... a Igreja da Misericórdia, um monumento quinhentista.
☆ Cristas de Galo ☆


Uma das iguarias ímpares desta cidade são as cristas de galo, uma das 7 Maravilhas Doce de Portugal, feitas de amêndoa, ovos e açúcar, que se devem provar na pastelaria Casa Lapão.

