Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

andar por fora

à descoberta da plenitude de um instante eternizando o momento que passa

andar por fora

à descoberta da plenitude de um instante eternizando o momento que passa

uma visita à casa da Virgem Maria

DSC06351

 A Casa da Virgem Maria é um santuário localizado no monte Koressos a poucos quilómetros da cidade de Éfeso, na Turquia.

 

DSC06343

 

Diz-se que após a morte de Jesus Maria de Nazaré e os outros apóstolos foram perseguidos. Vivendo como fugitiva foi levada para este lugar por São João Evangelista e numa modesta casa de pedras terá vivido os últimos anos até à sua Assunção.
Por falta de evidências aceitáveis a Igreja Católica nunca confirmou a autenticidade da história, mas a visita de diversos papas ao santuário demonstra uma atitude positiva em relação ao local.

 

DSC06348

Foi através dos sonhos de uma monja alemã que a casa foi descoberta. Anne Catherine Emmerich, que viveu entre os anos de 1774-1824, sonhou com a casa sem nunca ter estado em Éfeso. Ela descreveu o sonho ao escritor Clemens Brentano que o publicou em livro. Graças aos diversos detalhes da casa descritos chegaram a um pequeno edifício em pedra construído numa montanha com vista para o mar Egeu. Após vários anos de estudo o Vaticano reconheceu que Maria viveu nesta casa mas não se sabe ao certo se ela morreu neste local.

 

DSC06320

 

Maria não vivia em Éfeso, mas na região rural nas redondezas... A residência de Maria estava num monte à esquerda da estrada que vinha de Jerusalém, a umas três horas e meia de Éfeso. Este monte se inclina abruptamente em direção a Éfeso; a cidade, conforme nos aproximamos dela pelo sudeste parece estar em terreno em elevação... Caminhos estreitos levam para o sul em direção a um morro no topo do qual está um platô desigual, a uma meia hora de viagem. 


Ana Catarina Emmerich

 

DSC06328

 A casa é uma réplica da que foi achada em ruínas.

 

DSC06324

Hoje é um local oficial de peregrinação, sendo a principal no dia 15 de agosto, a data na qual a maior parte do mundo cristão celebra a Assunção na Igreja Católica e a Dormição na Igreja Ortodoxa.

 

DSC06331

Na visita ao santuário existe costume dos fiéis acenderem velas...

 

DSC06363

 ...beberem a água das fontes que diz-se ter poderes milagrosos...

 

DSC06380

 ...e no "Muro dos Pedidos" deixarem mensagens e pedidos em pano ou papel .



fotos | Éfeso | agosto'17