andar por fora

à descoberta da plenitude de um instante eternizando o momento que passa

pelas maravilhas das Beiras

O destino do fim de semana foi a Beira Alta.

Sábado partimos cinco mulheres pelos caminhos de Portugal rumo ao Centro, para comemorarmos não o dia da mulher mas a chegada aos 40 de uma grande amiga.

A primeira paragem foi a Lagoa Comprida para saborear os apetitosos petiscos do nosso piquenique...

...e cantarmos os Parabéns à nossa amiga. A ventania, nossa companheira de viagem, dificultou um pouco mas conseguimos.

Subimos até à Torre. Havia pouca neve, só mesmo no topo...

...mas ainda deu para uns passeios na neve...

... e fazer o boneco de neve 2017.

Ao final da tarde deixamos a serra em direcção à quinta que escolhemos para pernoitar.

O Lugar do Ainda foi o eleito. Magnifica escolha.

O domingo começou com um pequeno-almoço delicioso repleto de produtos locais seguido de um agradável passeio pela quinta e pelo riacho.

Saímos em direcção a Piódão seguindo as indicações do GPS.

Subimos e descemos serras e montes, com vistas de cortar a respiração sobre a Serra do Açor e a Serra da Estrela.

Adoro conduzir em estradas de montanha, verdadeiras montanha-russas, mas as minhas amigas não acharam muita graça a tanta curva e contracurva.

Pelo caminho não deu para grandes paragens, o objectivo era almoçar em Piódão.

Objectivo falhado quando alcanço o quilómetro 160,4 da estrada nacional 230 em Teixeira. Volto para trás e almoçamos no Restaurante Pedras Lavradas.

Foi o acaso que nos levou lá, mas foi uma excelente escolha.

Aqui esclareceram que o acesso está condicionado devido a uma derrocada. Inacreditavelmente é uma situação que se arrasta à cerca de três anos.

Chegadas a Piódão, mais concretamente à Foz d' Égua, estacionei e subimos até à aldeia pelo trilho.

Como a subida demorou um pouco mais do que estávamos à espera decidimos fazer o percurso inverso de taxi para assim podermos conhecer melhor a aldeia...

...mas o único táxi que lá existe não estava de serviço.

Assim tivemos que voltar pelo trilho...

...e deixar a exploração para uma próxima, senão arriscávamos chegar a casa de madrugada.

E, perto do final da tarde, regressamos a casa, revigoradas para mais uma semaninha. Foi sem dúvida um fim de semana muito agradável e de exploração do bonito Centro de Portugal.