Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

andar por fora

à descoberta da plenitude de um instante eternizando o momento que passa

andar por fora

à descoberta da plenitude de um instante eternizando o momento que passa

memórias de pedra

Belmonte é uma vila cheia de história e tradições.

 

0.JPG

 

 

 

Antigo castelo de fronteira, a vila foi berço do navegador Pedro Álvares Cabral. Aqui sobreviveram, até aos nossos dia, as tradições de uma comunidade de criptojudeus. A vila de Belmonte é hoje conhecida internacionalmente pela identificação, no inicio do século XX de uma comunidade judaica, que, clandestinamente, desde os tempos da Inquisição, continuou a passar, oralmente, de geração em geração, através do elemento feminino, as antigas tradições judaicas.

 

 

 

 

O Castelo foi construído no reinado de D. Sancho I, num local onde teria existido um povoado entre os séculos VIII/IX, recebeu nessa altura o seu primeiro floral, que o colocava sob a dependência da Sé de Coimbra. Recentemente o castelo foi intervencionado, tendo sido construído no seu interior um anfiteatro destinado a fins culturais, que retirou grande parte da magia a este espaço.

 

P1160381.JPG

P1160403.JPG

P1160406.JPG

 

 

Belmonte é uma terra a visitar. Artesanato, feiras, bonitas paisagens e uma mesa farta são algumas opções para esta terra que também é servida por uma moderna pousada.

 

 

 

Textos do livro "Centro e Serra da Estrela", Guias de Lazer Lifecooler

♥ FOTOS | Belmonte | março'14 ♥

6 comentários

Comentar post