Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

andar por fora

à descoberta da plenitude de um instante eternizando o momento que passa

andar por fora

à descoberta da plenitude de um instante eternizando o momento que passa

barco moliceiro

DSC03649

DSC03737

DSC03647

 

DSC03764

 

 


O barco moliceiro foi um instrumento de trabalho na recolha de moliço, sendo que também designava o homem que apanhava o moliço e conduzia o próprio barco vivendo muitas vezes no mesmo.
Nenhum dos barcos da larga família etnográfica e longa ascendência tem a graça e o valor decorativo do moliceiro da Ria de Aveiro´.
Os barcos moliceiros são autênticas raridades que embelezam os canais da ria com o seu colorido garboso, proas e popas erguidas em poli cromo festival de pinturas ingénuas, deslizando com elegância sobre as águas enegrecidas e lodacentas.
Além destes, encontramos um moliceiro que permite sulcar as águas lagunares com recurso á sua imponente vela e com os mais diversos temas tradicionais tal como as cercaduras com motivos florais e marítimos.
Este construído de madeira de pinheiro bravo e manso com cerca de 14,70mt de comprimento e um mastro de 10,90mt com uma vela maior com uma área de 80m2, elegante e harmonioso tem contribuído para a preservação da identidade regional mantendo a tradição da construção naval lagunar.
Andar de moliceiro é uma excelente opção para a descoberta da ´Cidade da Água´.
Passeios turísticos de Moliceiro - Os passeios em moliceiros, algo semelhantes aos passeios de gôndola em Veneza, são parte da tradição local em Aveiro.
Junto ao Rossio estão ancorados diversos barcos moliceiros, onde é possível fazer passeios de algumas horas pela Ria, apreciando a cidade, as salinas e os diversos canais.

 

in Rota da Bairrada

 

fotos | Aveiro | abril'17