Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

andar por fora

"Há pequenos instantes na vida que preenchem o momento. É preciso recomeçar a viagem. Sempre!"

☆As melhores memórias tem sempre uma viagem!☆
22 de Novembro, 2016

ao primeiro nevão os queixumes de sempre

sonia goncalves

IMG_4201.JPG

 

 

Caiu o primeiro nevão da época, o acesso ao maciço central da Serra da Estrela foi encerrado e mais uma vez começaram de imediato as reclamações do costume. 

Gosto particularmente da Serra da Estrela e acredito que quando encerram os acessos é mesmo por questões de segurança.

É impossível querer fazer comparações da Serra da Estrela com outras estâncias de esqui. A nossa serra é baixa e tem particularidades climatéricas únicas a ter em conta, nomeadamente a proximidade da costa Atlântica, que faz com que a neve gele mais rapidamente.
Quem conhece minimamente a serra sabe da instabilidade atmosférica que faz com que nesta altura do ano, circular na serra, a pé ou de carro, possa  ser perigoso. O clima é muito traiçoeiro, pode estar um dia de sol e em minutos tudo muda.

Na grande maioria dos casos, nem os condutores nem os veículos estão preparados para condições climatéricas adversas, a exemplo disso é ver o número de acidentes disparar num simples dia de chuva.

Acredito que haja alguma solução, como por exemplo o tão falado teleférico, mas sinceramente não sei se nos prós e contras se justifica um investimento tão elevado.

Nós portugueses devemos sim orgulhar-nos de ter praia e neve a uma curta distância das nossas casas e podermos de manhã fazer esqui e à tarde surf.
Numa visita à serra, aconselho previamente a consultar as previsões meteorológicas e assim já irem prevenidos do que provavelmente vão encontrar.
No caso de encerramento da estrada, o que já me aconteceu por diversas vezes, não desesperem e explorem a Serra da Estrela e arredores, há lugares lindíssimos para conhecer e descobrir, aldeias e vilas repletas de história e tradições e outras actividades para fazer para além da neve. 

O ideal é agendar a visita durante os dias de semana . Se não houver outra solução e tiver que ser ao fim de semana deve-se contar com longas filas de trânsito e dificuldade em estacionar, mas lembre-se sempre que todos tem o direito a usufruir e divertir-se na serra, por isso, mantenha a calma, seja paciente e delicie-se com a magnifica paisagem.

No que diz respeito aos acessos, apenas acho lamentável não existir transporte público que faça o percurso desde as cidades mais próximas até à Torre.

 

IMG_0972.JPG

 

♥ FOTOS | Serra da Estrela | fevereiro'15 ♥

18 comentários

Comentar post