Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

andar por fora

à descoberta da plenitude de um instante eternizando o momento que passa

andar por fora

à descoberta da plenitude de um instante eternizando o momento que passa

Um local...

...religioso e turístico: Bom Jesus do Monte, Braga.

 

 

 

 

Aproveitei uma bela tarde de domingo, com temperaturas a lembrar mais o verão, para subir ao Bom Jesus do Monte ou Bom Jesus de Braga como muitos lhe chamam.

Rodeado de uma frondosa mata, o Santuário do Bom Jesus do Monte, conjuga a obra da natureza e do homem. A sua construção é dos séculos XVIII e XIX e cruza os estilos barroco, rococó e neoclássico.

O santuário é composto pelas capelas da Via Sacra, pela igreja, uma monumental alameda, um acentuado escadario, estátuas alegóricas e fontes simbólicas.  

O Parque é constituído por uma mata, jardins, pequenos lagos artificiais, barcos de recreio para alugar no lago principal, várias praças e estabelecimentos de restauração.
 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

Sendo um ex-líbris da cidade de Braga atraí um elevado número de visitantes, mas os sinais de degradação de toda a zona envolvente do parque, das capelas e até do próprio santuário já são visíveis. Algumas capelas encontram-se mesmo encerradas. Não existe indicações, informações ou roteiros. O monóculo do santuário que deu origem à expressão ver "Braga por um canudo" já não existe ou não o encontrei. O nosso património tem que ser visitado, admirado, tratado e não abandonado, a sua preservação deve ser uma prioridade.

 

 

2 comentários

Comentar post